Como tirar o visto americano + Como foi minha experiência




Olá pessoal! Como vocês estão?

Essa semana eu vim mostrar para vocês o que é preciso fazer para tirar o visto americano e contar como foi minha experiência. Sei que passaporte e visto são dois assuntos que sempre geram dúvidas, por isso eu resolvi dividir com vocês o que eu aprendi. Espero que vocês gostem e que seja útil!


1- Passaporte

Para começar todo o processo do visto você precisa ter um passaporte com validade de pelo menos 6 meses. 

Se você ainda não tem um passaporte, não se preocupe porque é super tranquilo e vou ensinar aqui como tirar o seu!

Todo o processo é feito pelo site da Polícia Federal. Confira os documentos necessários e em seguida já pode começar a preencher o formulário. Depois disso é só agendar um dia, horário e local para o atendimento e pagar a GRU que foi gerada logo depois de preencher o formulário. No dia marcado você deve comparecer ao local escolhido com os documentos necessários para conferir os seus dados e tirar a foto. Depois disso é só acompanhar o andamento do seu passaporte através do site e voltar ao mesmo local do atendimento para retirá-lo no dia e horário marcados. 


2- Visto Americano

Agora, com seu passaporte em mãos, você já pode começar o processo do visto.

Primeiramente você deve preencher o formulário DS-160. Antes de começar a preencher, você deve escolher o local de sua preferência para ocorrer a entrevista: Brasília, São Paulo, Recife ou Rio de Janeiro. 

O formulário está todo em inglês e as informações que você irá colocar também devem estar em inglês. Você deverá responder algumas perguntas pessoais (nome, endereço, data de nascimento, nº do seu passaporte, onde você estuda ou estudou, se você já trabalha, onde trabalha atualmente, qual foi seu último emprego, etc.) e informações sobre sua viagem (para onde você vai, quando, com quem, quanto tempo e onde você pretender ficar, quem vai pagar sua viagem, etc.). Se você não tiver as informações certas, vale a pena dar uma pesquisada antes de preencher para ter uma ideia aproximada dessas informações. 

Preste bastante atenção se você escreveu tudo direitinho, pois se houver um nome, número ou alguma outra informação errada depois de finalizar e confirmar, você terá que preencher o formulário novamente. No final aparecerá uma opção para imprimir a confirmação do preenchimento. Não se esqueça de imprimí-la, pois você precisará dela para os próximos passos. 

O próximo passo é entrar neste site para fazer um cadastro e prosseguir com a solicitação do seu visto. Após o cadastro você deve procurar a opção para fazer o pagamento da taxa ($160 dólares). Você pode pagar por boleto ou cartão de crédito. Com a opção do boleto você deve esperar uns 2 ou 3 dias para o pagamento ser efetuado e só depois marcar a entrevista. Já com a opção do cartão de crédito o pagamento é efetuado na hora, por isso é possível marcar a entrevista logo em seguida.

Você irá marcar 2 entrevistas diferentes: uma no CASV - Centro de Auxílio ao Solicitante de Visto e a outra no Consulado ou Embaixada. A primeira entrevista será a do CASV, que deve acontecer pelo menos 24h antes da entrevista do Consulado. Lá você deve comparecer no dia e hora marcados com a confirmação do preenchimento do formulário e o passaporte para conferir os dados, coletar as digitais e tirar foto (essa será a foto que aparecerá no seu visto). Já a segunda entrevista, é a do Consulado, que precisa ser o mesmo que você já escolheu antes de começar a preencher  formulário. É obrigatório levar apenas a confirmação do DS-160 e o seu passaporte, mas é recomendável que você leve também documentos que comprovem que você tem vínculos com o Brasil (comprovante de matrícula, contra-cheque, comprovante de imposto de renda, IPTU e IPVA, escritura de imóveis e outros bens, carteira de trabalho, certidão de casamento, etc.)

A entrevista ocorre em uma espécie de guichê, tipo de cinema. Você fica em pé de frente para a pessoa que irá te atender e deverá responder somente o que te perguntarem. As perguntas costumam ser bem básicas (onde você estuda, onde trabalha, sua idade, sua profissão, para onde vai, etc.). Você só deve mostrar seus documentos se pedirem. Normalmente eles não olham nada, mas é sempre bom ter com você caso necessário, pois seu visto pode ser negado por falta de documentos. Você saberá ao final da entrevista se seu visto foi aprovado ou não. Se for aprovado eles ficam com seu passaporte e você  o receberá dentro de alguns dias por correio ou buscando no CASV. A opção para receber o passaporte é escolhida no momento da marcação das entrevistas. 

Informações importantes: 

 - Não é permitido entrar no consulado com celular ou outro aparelho eletrônico.

- Ter seu visto aprovado não significa que você vai entrar nos Estados Unidos. É somente depois de passar na imigração e ter sua entrada liberada que você poderá prosseguir com a sua viagem. 

- O visto tem validade de 10 anos. Dentro desse período você pode viajar quantas vezes quiser, desde que cada viagem não ultrapasse o prazo máximo permitido para o visto de turista (6 meses).


3- Minha experiência

- O formulário, apesar de extenso, é bem tranquilo de ser preenchido, basta prestar atenção para ter certeza de que todas as informações estão corretas.

- A entrevista no CASV foi super rápida. No dia eu cheguei um pouco antes do meu horário e como estava vazio, fui atendida rapidamente. 

- Minha entrevista no Consulado ocorreu no Rio de Janeiro. Eu recomendo fazer a entrevista lá porque é bem perto do aeroporto Santos Dumont, dá para ir a pé. 
Bem em frente ao Consulado tem um quiosque onde você pode deixar seus equipamentos eletrônicos e bolsas ou mochilas (acredito que próximo aos outros consulados tenha algo parecido também). Eu vi em algum sites que não pode entrar com bolsa no consulado, porém, no dia da entrevista, minha mãe pôde entrar com a bolsa dela, após passar pelo raio-x e detector de metais. Eu deixei minha mochila no quiosque e paguei R$25,00. Se eu não me engano, para deixar somente o celular você paga R$10,00. 

- Após responder as perguntas, a moça que nos atendeu (eu fui com meus pais e meu irmão) nos desejou boa viagem e disse que o visto havia sido aprovado. 
Eu escolhi buscar meu passaporte no CASV. Eles enviaram um email informando quando o passaporte foi entregue à transportadora e quando ele já estava disponível para retirada. 

- Minha entrevista foi no dia 30/10 (quinta-feira) e no dia 06/11 (quinta-feira) recebi o email informando que eu já poderia buscar o passaporte. Eu entrei no mesmo site que havia feito o cadastro e marquei um novo horário, desta vez para buscar o passaporte. O dia mais próximo disponível era 09/11 (domingo). No dia marcado eu compareci ao CASV com o comprovante de agendamento e um documento oficial com foto para retirar o passaporte. Nesse dia eu esperei um pouco mais (algo em torno de 10 min.) porque havia mais pessoas na minha frente, mas ainda sim foi bem rápido.





                                                                  Modelo do visto


Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado e que eu tenha esclarecido um pouco desse processo. Se alguém tiver alguma dúvida sobre o post ou alguma coisa que eu não tenha falado, sintam-se à vontade para me perguntar. Até semana que vem! Beijos, Liih!





Nenhum comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...